quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO

O “Portal Domínio Público” http://www.dominiopublico.gov.br, é uma Biblioteca digital desenvolvida em software livre, que disponibiliza livros, textos, som, vídeos e imagens para downloads gratuitos.  

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal de acordo com a Lei Federal nº 5.988.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

Na primeira contagem de estatísticas do portal, feita em novembro de 2004, o Domínio Público oferecia 1.015 obras cadastradas, e teve naquele mês 60 mil visitas de internautas. Em 2005, foram 465.722 visitas. Em 2006, mais de 2,5 milhões de pessoas visitaram o site. Em 2007, mais de quatro milhões. Em 2008, o Domínio Público teve 7,5 milhões de acessos. Em 2009, exatamente 7.808.039 acessos. Em 2010, o Portal Domínio Público teve também mais de 7 milhões de acessos. Em janeiro de 2011, foram mais de 400 mil visitas e o portal já conta com mais de 186 mil objetos cadastrados (som, imagem, texto e vídeo).

Assim, indicamos o Portal como acervo a sua biblioteca digital, a fim de lhe fornecer boas leituras e novas aprendizagens.

Visitem e divulgue o portal a TODOS os seus AMIGOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário