segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

POESIA: A LINGUÍSTICA

No estudo da Linguística
Muita coisa já aprendi
Fiz leituras difíceis
Que pensei em desistir
Mas, confesso estou gostando
De estudar o Saussure.

O cara foi um gênio
No estudo da linguagem
Deixou ideias e planos
Como forma de bagagem
Pra quem viesse depois
Reforçar a aprendizagem.

Ele, com suas teorias,
Quase nos leva a loucura
Porque outros pensadores
Entenderam a estrutura
Que implícita em COURS
Traz na linguística a cultura

Na Linguística Geral,
Criou seu famoso curso
Que apresenta no estudo científico
A análise do discurso
Define como ciência
A linguística hoje em curso.

Se eu tivesse o poder
De decifrar seus escritos
Compreender a linguística
De uma forma mais explícita
Falaria pra vocês
De uma forma mais convicta.

Eu acho que esse cara
Era um homem de sorte
Sua obra ficou famosa
Só após a sua morte
Ele hoje é estudado
Do polo sul ao polo norte.

Eu só estou começando
A estudar esse tema
Tendo sempre na mente
A estrutura como lema
Na tentativa de explicar
Mesmo em forma de poema.

O sistema linguístico
Defendido por Saussure
Nos remete à estrutura
Que já se falou aqui
língua e fala se unem
pra sentido adquirir.

Amanhã é outro dia
E eu preciso dormir
Se sonhar com o conteúdo
Das ideias de Saussure
Eu acho que tiro 10
Na prova de Sueli.


Valdécio Fernandes Rocha
Graduando do Curso de LETRAS – CAP/UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário