sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Aberta inscrição para o III SENACEM - Seminário Nacional do Ensino Médio



A terceira edição do Seminário Nacional do Ensino Médio privilegia a temática: “Currículos, Aprendizagens, Saberes” no intuito de favorecer a discussão em torno  dos rumos que a política do ensino médio tem tomado desde a década de 1990 de forma a refletir sobre os processos mediativos do mesmo em relação a questão curricular interelacionada com as diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. Como nas duas edições anteriores o evento tem como propósito constituir-se  como um  espaço de discussões e debates para os pesquisadores, os estudantes da graduação e da pós-graduação, os professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam o ensino médio, sendo este considerado lócus privilegiado de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. A terceira edição do evento tem como escopo discutir e problematizar os desafios, as possibilidades, as reformas e as  ressignificações dos currículos nas  instituições de Ensino Médio, mormente, pretende analisar as  mudanças de concepções provocadas e  vivenciadas com a tematização das dicussões.O Seminário pretende, ainda, oportunizar um espaço de socialização e publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos pedagógicos (docentes e discentes), visando apontar  o percurso histórico, a atualidade, as percepções e as tranformações  teóricas e práticas que envolvem esta etapa da educação. Deste modo, o debate será pautado levando em consideração  as políticas governamentais, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio e seus reflexos e impactos na escola. Não obstante, pretende-se enfatizar  as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do país. Estas socializações ocorrerão por intermédio das sistematização dos Grupos de  Discussões (GD), acerca dos três eixos estruturantes do seminário, são eles: “Currículos, Aprendizagens e Saberes”.Sediado na Faculdade de Educação (FE), através do Programa de Pós-graduação em Educação (PosEduc), Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC). Conta ainda, com apoio de grupos de pesquisas e de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A aglutinação de expressivas instituições acadêmicas com a Secretaria de Educação (SEE/RN) e, por conseguinte, com as escolas da região, objetiva aproximar o debate acadêmico do espaço escolar, intentando diminuir o fosso que separa o pensar e o fazer as políticas e os currículos do Ensino Médio, do fazer cotidiano das escolas e dos seus sujeitos.

Com as experiências e a acentuada parceria construídas nos últimos anos, o III SENACEM, apresenta-se como uma possibilidade de mediação e reflexão crítica, rigososa e de conjunto da realidade educacional que envolve o ensino médio. Seu intuito é de contribuir, fomentar e suscitar o debate teórico e epistemológico acerca dos currículos, aprendizagens e saberes que mobilizam as práticas educativas, seu foco é continuar na trilha de construção de caminhos para uma educação de qualidade social, comprometida com os sujeitos do ensino médio das escolas públicas brasileiras.



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