segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

I CICLO DE PALESTRAS: Linguagem, Interação e Ensino




TEMA 1:
A Língua Brasileira de Sinais: desafios da linguagem
na contemporaneidade e contribuições do DAIN/UERN

Palestrante: Sara Cristina dos Santos Freires
(Tradutora e Intérprete de LIBRAS – DAIN/UERN)

           
No dia 18 de dezembro, no auditório do Campus Avançado de Patu, o curso de Letras, através de sua Chefe Departamental, abriu o I Ciclo de Palestras, intitulado “Linguagem, Interação e Ensino”, com o desenvolvimento do primeiro tema deste circuito de conferências que se estenderá por todo o semestre letivo 2012.2. As discussões empreendidas ao longo do vento, envolvem profissionais da área, os discentes do curso e de outras licenciaturas, bem como professores interessados nos temas abordados.


Inicialmente, os participantes, alunos dos cursos de Letras, de Pedagogia, de Matemática e de Ciências Contábeis, bem como professores e demais interessados na temática, foram recebidos no CAP com um café da manhã especialmente preparado pelos alunos do curso de Letras.



Já na entrada do auditório, todos os participantes receberam seus certificados, ao assinarem na lista de frequência. No intuito de colaborar com discussões que envolvem o uso da linguagem e suas modalidades, esta atividade contribuiu com a construção do conhecimento dos participantes através da composição de uma carga horária que totalizou 4 h/a. 



O I Ciclo de Palestras também contou com a presença do Diretor do CAP, o prof. Jozenir Calixta, que participou do evento e, na sua fala de abertura, destacou a importância de atividades como a que estava sendo desenvolvida para a consolidação da tríade “pesquisa, ensino e extensão”, o tripé que move o ensino superior.


O evento contou com cerca de 100 (cem) participantes, os quais puderam usufruir da fala da palestrante, a profa. Sara Cristina dos Santos Freires, Tradutora e Intérprete de LIBRAS, funcionária do Departamento de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O primeiro tema a ser desenvolvido foi “A Língua Brasileira de Sinais: desafios da linguagem na contemporaneidade e contribuições do DAIN/UERN”.


De modo inteligente e descontraído, a profa. Sara Freires proferiu uma palestra que permitiu aos participantes conhecer aspectos importantes da Língua Brasileira de Sinais e as contribuições advindas do trabalho desenvolvido pelo DAIN e seus integrantes.


Sem dúvida, nesta primeira fase, o Ciclo de Palestras do curso de Letras trouxe a possibilidade de discutir um assunto importante e necessário para a formação do educador na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário